quarta-feira, 5 de fevereiro de 2003

Carcaças VW, em alumínio


Ol찼,

Transcrevo abaixo do relato do colega Eduardo Hilton sobre as carca챌as VW,
BOCK:

"Oi Pessoal,

... Hoje estive fazendo umas medi챌천es para determina챌찾o do Ponto de
Sustenta챌찾o de uma aeronave e seu peso e balanceamento final. Depois
passamos a conversar sobre v찼rios assuntos e fiquei sabendo de duas carca챌as
quebradas em 3 peda챌os no cilindro um, e que se encontravam em uma empresa
especializada em soldagem. Uma destas carca챌as era de um carro outra de um
avi찾o. As carca챌as eram destas novas refor챌adas, o tal motor Bock. Pelo
menos dois colegas que estavam l찼 no local ficaram muito chateados, pois
tinham id챕ia de fazer um motor de 2400cc, que alias resolveria o problema do
avi찾o de um deles pois agora necessita de mais motor. Soube tamb챕m que a
mesma empresa que fabrica o bloco, faz tamb챕m cabe챌otes que tem dado
problemas direto, inclusive soltando sede de v찼lvulas. Sempre soube que o
magn챕sio dos blocos da VW era por volta de 3 vezes mais resistente que ligas
de alum챠nio fundido, e parece que tinha raz찾o.
Hoje na volta para casa, soube que o colega que estava desanimado j찼 tinha
ido at챕 o sul para ver motores com esta carca챌a. Agora j찼 n찾o sabe mais o
que vai fazer, mas com certeza n찾o ir찼 usar esta carca챌a. Alguns destes
amigos talvez voc챗s at챕 conhe챌am, o Cabe챌a que fabrica o AeroMax e o F챗nix,
o Magr찾o que prepara motores Volkswagem, e o Pedrinho que faz excelentes
manuten챌천es em aeronaves experimentais. Alias, vi no local uma aeronave
modificada por ele, com trabalho de gente grande, parecendo mais uma
aeronave homologada de t찾o bem feito o trabalho.
Abra챌os, Eduardo Hilton"

S챕rgio Armelin

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domingo, 2 de fevereiro de 2003

O que é G negativo

Oi, pessoal. Domingo passado o Turbina, o Ernani, o Melo e o Carlos estavam
me explicando que 챕 necess찼rio a todo piloto de giro saber o que 챕 o G
negativo. Al챕m da explica챌찾o que recebi, nagevando aqui e ali me deparei
com um texto, em Ingl챗s, que explica detalhadamente o assunto. Digamos que
é complementar àquelo texto que o Heron escreveu pra gente uma vez. Achei
legal a explica챌찾o e tomei a liberdade de traduzir e colocar aqui pra todo
mundo.

Um abra챌찾o.
O JuciÊ


> Ouvi falar um pouco sobre o que acontece quando o fluxo de ar vem
> por cima do rotor. Isso 챕 s챕rio?

Depende do que voc챗 quer dizer ... Existem v찼rias coisas que podem causar
isso ... A mais comum 챕 P.I.O. (Pilot Induced Oscillation - Oscila챌찾o
induzida pelo Piloto), tamb챕m conhecida como "porpoising" (lembrando a a챌찾o
de um golfinho pulando pra fora dágua)... É quando a máquina "passa o
piloto pra tr찼s" (na maioria das vezes um piloto mau treinado), quando ele
n찾o compensa a lat챗ncia no sistema de controle do giro e come챌a a corrigir
em excesso .. (챕 como quando um carro sai de traseira). O giro embica pra
baixo, o piloto puxa de volta (forte demais e atrasado) e o giro sobe,
ent찾o o piloto empurra o manche pra frente ... de novo forte demais e
atrasado), ao que o giro embica pra baixo de novo... o que acaba
acontecendo 챕 que o piloto empurra o manche pra frente demais e muito
r찼pido, o que resulta no "G negativo" (j찼 vou explicar) e conseq체ente queda
(normalmente fatal).

O G negativo causa v찼rias coisas... o rotor gira porque o ar passa _para
cima_ atrav챕s dele. Isto requer que haja uma carga no rotor (o peso da
m찼quina e do piloto) e tamb챕m requer velocidade pra frente em rela챌찾o ao
ar. Este 챕 o G positivo, onde voc챗 se sente firmemente preso ao banco, como
se estivesse sentado normalmente.. Se voc챗 acelera um pouco o giro, aumenta
a carga no rotor (e ele automaticamente gira mais r찼pido pra dar conta da
carga) e a for챌a do G positivo aumenta... o que faz com que voc챗 se sinta
pressionado contra o seu assento. At챕 ai tudo bem, e o giro ir찼 tolerar
for챌as de G positivo enormes sem a menor preocupa챌찾o.

No entanto, se voc챗 est찼 subindo rapidamente, ou at챕 mesmo num trajeto
horizontal r찼pido e, de repente empurra o manche pra frente, a m찼quina
tenta apontar pra baixo na mesma hora. Agora 챕 como se voc챗 estivesse
flutuando, fora do assento (se n찾o estivesse preso pelo cinto,
provavelmente voc챗 sairia do assento). O rotor j찼 n찾o est찼 carregando a
carga, devido à diminuição do peso "simulado" da máquina, e então começa a
girar mais devagar. Al챕m disso, o fluxo de ar est찼 agora vindo de cima
_para baixo_ através do rotor (devido à inércia da máquina carregá-la pra
cima ou pra frente com o rotor agora inclinado ou para baixo), o que
diminui ainda mais a velocidade do rotor. Isto significa que a for챌a
centr챠fuga que estava mantendo as flex챠veis p찼s do rotor esticadas agora
vai diminuindo e elas come챌am a se curvar pra parte de dentro do giro. Este
챕 o problema n첬mero um.

O problema n첬mero dois tem a ver com linhas de empuxo e linhas de
arrasto... 챕 dif챠cil explicar sem um desenho, ent찾o vou fazer um usando os
caracteres do computador (use fonte de largura fixa pra ver o desenho) ...

Rotor
-----------------------------------------------
| <----- Linha de arrasto do rotor
|
prop | |
| | 00
cauda | - ### | 00piloto e -----> Linha de empuxo da h챕lice
/\ | motor | 00assento etc
/ \ | | 00000 <----- Linha de arrasto parasita
/ \ | 00000
-------------------------------------
O o

N찾o est찼 muito bom, mas d찼 pra entender. :)

Ok, temos nosso giro voando em frente a, digamos, 60 milhas por hora. O
motor est찼 operando a tr챗s quartos da sua for챌a, o que 챕 um bocado de
empuxo. Vindo de encontro a isto est찼 nosso arrasto parasita (que 챕 o
arrasto criado pelo corpo do piloto, estrutura da aeronave, etc). A linha
central deste arrasto 챕 baixa, geralmente pr처ximo da altura do assento. Bem
emcima temos o arrasto criado pelo rotor girando à medida que nós o
for챌amos atrav챕s do ar... (챕 um bocado de arrasto... a maioria dos giros
tem uma raz찾o de sustenta챌찾o/arrasto de 2:1, o que quer dizer que pra cada
dois quilos de sustenta챌찾o que eles geram eles criam 1 kilo de arrasto..
compare com um glider, onde raz천es de sustenta챌찾o/arrasto de 30 ou 40 pra 1
n찾o s찾o incomuns).

E no meio n처s temos a linha de empuxo, que 챕 a linha que passa pelo centro
da h챕lice de propuls찾o. Em v척o normal tudo vai bem. Mas, se voc챗, de
repente, empurra o manche pra frente em alta velocidade sem primeiro
reduzir a for챌a, ent찾o todo aquele arrasto do rotor desaparece
imediatamente. No entanto, o arrasto parasita e o empuxo n찾o! E porque a
linha de empuxo fica _acima_ da linha de arrasto parasita, o empuxo tenta
empurrar o giro, apontando seu nariz pra baixo, que 챕 exatamente o que os
rotores est찾o tentando fazer tamb챕m...

O resultado normal 챕 que o giro vira de cabe챌a pra baixo na hora, e devido
à velocidade de giro do rotor ter diminuído (porque está descarregado e por
causa do fluxo de ar ao contr찼rio), eles entortam pra dentro, geralmente
golpeando a cauda da m찼quina e freq체entemente arrancando-a por completo...
(lembre-se que a velocidade nas pontas dos rotores 챕 de cerca de 350 milhas
por hora!). Isto n찾o ajuda muito, 챕 claro, e o giro normalmente vem ao
ch찾o, matando o piloto.

Este tipo de assunto 챕 muito assustador para a maioria das pessoas. Ent찾o
eu geralmente lhes mostro que "se voc챗 estiver dirigindo seu carro em uma
auto-estrada de m찾o dupla, a 100 Km por hora e simplesmente virar as rodas
pro lado esquerdo, muito provavelmente voc챗 vai morrer ao bater nos carros
que v챗m em dire챌찾o contr찼ria... mas isto n찾o te preocupa, n찾o 챕 mesmo? Voc챗
sabe destas conseq체챗ncias e est찼 ciente que n찾o deve fazer isso". Faz parte
do seu treinamento como piloto de giro aprender que você NÃO deve empurrar
o manche pra frente de uma vez, de repente, sem antes reduzir a for챌a do
motor ou sua velocidade em rela챌찾o ao fluxo de ar.

Brett Paulin
Rando@zikzak.apana.org.au
Zikzak public access UNIX, Melbourne, Australia.
Data:1994-03-14 03:22:18 PST

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