terça-feira, 28 de setembro de 2004

Campinas, 26 de setembro de 2004.

Fui no Dito. Ele j찼 tinha me convidado v찼rias vezes pra fazer-lhe uma visita e acabei indo s처 ontem. O Paul찾o tamb챕m ia comigo, mas como avisei apenas no dia anterior, ele n찾o p척de desmarcar um outro compromisso. Paul찾o, o Dito mandou um baita abra챌o.

A esposa havia sa챠do e ele estava sozinho em casa. Nos recebeu com a simpatia que 챕 sua marca registrada. Ficamos umas 3 horas conversando na sua oficina, falando sobre a parte t챕cnica e tamb챕m sobre as diversas pessoas do mundo do giro. Bateu uma saudade desse povo que voc챗 n찾o faz id챕ia. O Toninho Maluco, o Z챕 Preto, e tantos outros.

Vi duas das criações do Dito. Eu nunca tinha visto ao vivo e à cores um biplace cabinado, lado a lado. É todo bem acabadinho, forrado por dentro. Não tem nada pendurado, até a suspensão da bequilha fica pro lado de dentro da cabine. Um chuchuzinho.

Tem uma outra máquina, um tandem aberto. Ele não gostou quando eu falei que parecia um AC-4. Insistiu que era uma máquina totalmente diferente. Um leigo não saberia distinguir, à primeira vista.

Imagine que voc챗 챕 um cara com mais de 20 anos de estrada e que quer fazer um "Super AC-4", biplace. N찾o se contente com o pouco espa챌o (pra pilotos maiores, como eu) e fa챌a a estrutura mais comprida e mais alta. Fa챌a a torre dobr찼vel, de modo a poder guardar o giro na garagem de casa. Abaixe mais o p찼ra-brisa, melhorando tanto a vis찾o do piloto, quanto a aerodin창mica. Falta motor pra tudo isso? Ent찾o meta um Lycoming 115 atr찼s. Isso sem falar numa mir챠ade de detalhes, como por exemplo a alavanca de freio, que s처 desarma com a interven챌찾o do piloto, pois possui uma trava. Ou ent찾o o acionamento do motor, que s처 챕 poss챠vel com o freio acionado, evitando acidentes. Um reed-switch verifica automaticamente a posi챌찾o da alavanca de freio.

Nosso amigo passou um bom tempo me provando com o paqu챠metro as medidas do bloco original do VW a ar, pra que eu visse que tudo tem um limite, e que as pessoas t챗m que ter cuidado com certas afirma챌천es, como algumas que n처s ouvimos no encontro sobre motoriza챌찾o.

O Dito é bem categórico em algumas afirmações. Respeito suas opiniões, mas não posso concordar com tudo o que ele diz, porque algumas delas não se coadunam com as de outras pessoas semelhantemente respeitáveis e conhecedoras do assunto, tão experientes quanto ele. Nestes bate-papos, no entanto, não vale a pena bater de frente. Seria arrogância e falta de educação. Muito pelo contrário, na medida do possível me mantive caladinho e deixei meu anfitrião à vontade, me ensinando. Não me arrependi. Ouvi boas estórias e aprendi coisas interessantes.

Infelizmente as fotos n찾o ficaram boas. Por outro lado, levei meu gravadorzinho, que gravou cerca de 50 minutos das 3 horas que ficamos conversando.

Algu챕m se interessa? Querem que eu coloque aqui?

Grande abra챌o.

O JuciÊ

segunda-feira, 27 de setembro de 2004

Album nº 1


Juan de la Cierva produziu vários modelos de Autogiro. O C-30 produzido no início da década de 30 já era bem avançado. Os últimos modelos dessa série tinham a característica de decolagem por salto ("jump take off").

quarta-feira, 22 de setembro de 2004

Um Bensen rejuvenecido!!!!

Ap처s 20 anos de trabalho sem nunca negar fogo, meu velho BENSEN bem que merecia uma pl찼stica rejuvenecedora de modo a deix찼-lo mais enxuto e sarado para os novos tempos!!! Apesar de ser um projeto da d챕cada de 50, se devidamente constru챠do com base em um projeto confi찼vel, utilizando materiais adequados e um motor bem preparado, ainda 챕 capaz de trazer boas emo챌천es a seu piloto. Vejam o resultado nas FOTOS 1 e 2 e nas especifica챌천es anexas. Aproveitei a oportunidade para dar uma geral no motor, incluindo a ret챠fica das sedes e v찼lvulas e pintura ep처xi do bloco (FOTO 3), a instala챌찾o de filtro externo de 처leo, o que acho uma necessidade nos VW (FOTO 4), a substitui챌찾o do alternador automotivo por um pequeno gerador adaptado de magneto de Honda 125, suficiente para atender com folga o motor, instrumentos e carga na bateria (FOTO 5), instala챌찾o do radiador de 처leo no leme para um melhor arrefecimento (FOTO 6), novo layout do painel (FOTO 7), instala챌찾o de cinto de 4 pontos (FOTO 8) e do estabilizador horizontal. O giro segue minha filosofia KIS (keep it simple), possuindo estritamente o necess찼rio para um v척o seguro.  Dentro em breve vou atualizar minha homepage e incluir novas fotos tiradas em v척o. Vem a챠 um Predador reformado e com VW de 100Hp com redu챌찾o. Aguardem!! Sugiro que os demais colegas apresentem seus giros e incluam boas fotos dos mesmos de modo a conhecermos e apreciarmos o que h찼 de bom por este nosso mund찾o tupiniquim!!

Abra챌os

Fernando

 

terça-feira, 21 de setembro de 2004

JT-5

Agora voc챗 "me pegou na curva", Wellington. 8^)

Sinto que devo algumas explica챌천es.

Sim, eu tenho as plantas do JT-5. Eu as comprei porque aprecio um bocado o trabalho do Jukka Tervamaki. Ele é um engenheiro finlandês muito experiente e seus projetos são verdadeiras obras de arte. Comprei mais pra curtir, como um garoto que lê um gibi. Diferente do Bensen, o JT-5 não foi projetado visando a construção por amadores, ele emprega materiais e técnicas sofisticadas. É uma construção dispendiosa e bem demorada.

Uma outra particularidade do projeto 챕 que, como l찼 na Finl창ndia faz muito frio o tempo todo, o motor refrigerado a ar (um VW aeronautizado) pode ficar protegido dentro da carenagem que ele ainda assim n찾o tem problemas de refrigera챌찾o. Penso que a mesma estrat챕gia n찾o funcionaria t찾o bem num pa챠s de clima tropical como o nosso.

Eu tinha um certo receio de comentar abertamente sobre minha aquisi챌찾o destas plantas, e vou explicar porqu챗.

N처s brasileiros temos por h찼bito compartilhar certas coisas, faz parte da nossa cultura. Como 챕 natural, eu imaginava que algu챕m inevitavelmente me pediria uma c처pia. Ali찼s, eu ficaria muito feliz em satisfazer estes pedidos, mas existe um grande entrave: apesar de ser um projeto antigo, o Jukka at챕 hoje VENDE estas plantas.

Confesso que se eu as distribu챠sse eu me sentiria muito mal, ainda mais porque ele tem sido bastante atencioso quando nos correspondemos. Portanto, para evitar esta situa챌찾o chata eu preferi n찾o divulgar e por isso pe챌o que os meus amigos me perdoem. Eu s처 n찾o esperava que o Jukka fosse colocar meus coment찼rios na p찼gina dele. Ih, me lasquei! 8^D

Duas coisas eu posso fazer sim, e com muito gosto: se algu챕m manifestar interesse eu posso levar as plantas comigo no nosso pr처ximo encontro, no m챗s que vem, de modo que meus amigos possam verificar que eu n찾o estou exagerando quando digo que s찾o um trabalho de excelente qualidade. Outra coisa: se algu챕m tem interesse em adquirir um conjunto destas plantas mas n찾o domina bem o idioma Ingl챗s, ent찾o eu posso ajudar neste meio-de-campo, com todo o prazer, seja traduzindo ou seja fazendo o contato com o Jukka.

É isso aí, turma. Não fiquem bravos comigo, tá bom?

Grande abra챌o.

O JuciÊ

P.S.: Pra quem n찾o conhece, estamos falando desta m찼quina:

http://www.icon.fi/~jtki/autogyro.html

Planta de um Giro Biplace


Sauda챌천es Amigos
Como a grana ta curta para comprar um Giro Biplace, gostaria de informa챌천es de como posso conseguir plantas para a constru챌찾o do mesmo? Assim, posso construir conforme a disponibilidade financeira.
Atenciosamente
Luciano

domingo, 19 de setembro de 2004

cabeçote semi-rígido X cabeçote articulado

Os primeiros giros feitos por Juan de La Cierva tinham o cabeçote articulado (cada pá do rotor podia fazer o movimento de "bater asas" independente do movimento das outras). Atualmente a maioria dos giros tem cabeçote semi-rígido (quando uma pá do rotor sobe 5cm a pá do lado oposto desce necessariamente 5cm). É lógico que a cinemática do movimento de um rotor com cabeçote articulado será diferente da de um rotor com cabeçote semi-rígido. Qual será a melhor opção? O cabeçote semi-rígido é mais fácil de construir, mas será que Ã© mais eficiente? Tem alguém do grupo que já voou em um giro com cabeçote articulado? Um abraço a todos,
                              Ricardo Alvarenga  

sábado, 18 de setembro de 2004

Construção de um estabilizador horizontal

Prezados colegas girutas:

Estou apresentando em anexo, o processo de construção do estabilizador horizontal de meu Bensen, complementado com fotos. Meu Predador biplace já havia recebido o seu logo após os primeiros vôos, mas somente agora tive tempo para construir um para o Bensen. O resultado foi o esperado: um vôo nivelado mais estável e melhor desempenho em turbulências. Espero que estes dados auxiliem aqueles que pretendam executar trabalho semelhante.

Abra챌os

Fernando

quinta-feira, 16 de setembro de 2004

Inclinação da rodinha dianteira

Conversando com um "fabricante de Giros" e observando a geometria da constru챌찾o
Notei que a rodinha dianteira tinha o seu eixo de direção inclinado para traz ( a parte alta do eixo esta mais perto do piloto). Ele me disse que isto é assim mesmo.
 Na grande maioria dos giros este eixo é perpendicular ao solo, com o garfo inclinado para a frente (a parte alta a frente), ou reto em relação ao eixo.
Sei os giros tem problemas ao bater no solo, quando a rodinha está virada para um dos lados, e que tambem é dificil controlar no quando começa a bater no solo.
No caso do eixo perpendicular a geometria n찾o atraplha, mas tambem n찾o ajuda
No caso do eixo inclinado para a frente, isto me parece altamente perigoso, pois
ao se alinhar após uma leve batida, joga o Giro para cima, e o sistema tem seu equilibrio instável, entrando em colapso.
Na minha opinião o eixo de direção deveria estar inclinado para frente e o centro da
rodinha ligeiramente recuada em rela챌찾o ao eixo, com isto ao bater no solo com a
roda virada, ela se alinha ao mesmo tempo que "sobe" aliviando a for챌a sobre o giro
e estabilizando o equilibrio.
Lembrem-se n찾o especialista em giros, gostaria de saber opini천es de outros Girutas
com anos de janela
Antonio Jandui de Lacerda

terça-feira, 14 de setembro de 2004

cursos de engenharia aeronáutica

Sou formado em Física, mas devido ao meu interesse em giroaviação tenho grande interesse em realizar o curso de engenharia aeronáutica. Pesquisei um pouco , mas apenas encontrei este curso sendo oferecido pela USP em São Carlos ,o ITA em São José dos Campos e uma habilitação do curso de engenharia mecânica da UFMG em BH. Gostaria de pedir aos colegas que passem infornações de outras universidades onde exista este curso ou outro semelhante como na área de manutenção ou projeto de aeronaves.

sábado, 11 de setembro de 2004

perfis utilizados nos rotores

Estou construindo um autogiro que eu mesmo projetei. Utilizo no rotor o perfil naca 8h12 por questão de tradição, pois pelo que eu sei esse perfil tem um coeficiente de sustentação máxima menor que os coeficientes de sustentação máxima dos perfis naca 0012 e naca 23012, porém tem menores coeficientes de arrasto e menor sensibilidade ao acabamento da superfície (isso tudo para o perfil submentido a um escoamento permanente, o que não acontece quando utilizado em rotores de autogiro). A aerodinâmica do rotor do autogiro é um problema extremamente complexo. Estou desenvolvendo no momento um programa (software) de otimização de rotores que utiliza a teoria desenvolvida por um engenheiro americano (John B. Wheatley) da NACA (antiga NASA) para estudar a aerodinâmica do rotor do autogiro. É uma teoria com muitas hipóteses simplificativas mas que eu acho que pode me ajudar a desenvolver uma geometria de rotor que proporcione maior eficiência. O rotor que estou construindo no momento é no mesmo princípio que o rotor do bensen, pois não tem torsão geométrica nem torção aerodinâmica, mas utiliza-se de compensadores nas extremidades para proporcionar torcões cíclicas enquanto ele opera. Espero no futuro encontrar uma geometria de rotor com maior eficiência. Gostaria de saber quais os perfis que vocês costumam utilizar nos rotores e quero abrir espaço para discutirmos maneiras de melhorar a eficiência dos rotores. Um abraço a todos,
                                      Ricardo Alvarenga        

centro de gravidade

como se acha o centro de gravidade de um girocoptero, eu sei que para os mais esperiente isto deve ser fácio de encontra, mas tem muitos novatos como eu que gostaria de entender um pouco mais sobre estes calculos.
Vamos discutir sobre o assunto
 
 
 
Ezequiasmanaus2

sexta-feira, 10 de setembro de 2004

tabela de comparação de motores

Acho que n찾o fiu entendido ao falar de prepara챌천es de motores, mas continuo estudando possibilidades alternativas para motores bons motores substitutos dos rotax. Dessa vez colhi alguns dados dos mesmos e de motos e trabalhando os crit챕rios de torque, rpm , redu챌찾o e pot챗ncia, elaborei uma tabela para ajudar na procura. Iniciei por motores de motos potentes que s찾o pequenos,mas n찾o consegui dados de pre챌o, pois por aqui as lojas s처 passam o pre챌o se eu fornecer a lista completa das pe챌as do motor ( eu n찾o sei ), mas por outro lado eu sei que o pre챌o de cada moto inteira 챕 bem menor que o valor cobado pelos rotax. Outra coisa aceito colabora챌천es de especifia챌천es de outros motores, pesos desses motores, lista de pe챌as e ( importante ) antes que iniciem um bombardeio pe챌o que opni천es mais t챕cnicas ( como aspectos de vibra챌찾o, resist챗ncia, etc) sejam acompanhadas de alguma fundamenta챌찾o.
Obrigado Wellington de Bras챠lia

quinta-feira, 9 de setembro de 2004

ALGUÉM CONHECE ESTE CABEÇOTE















Gostaria de receber coment찼rios s/ este cabe챌ote (acessem) http://www.averso.info/images/bdlp04p3/phtot-010.htm, para que serve este tirante em cima?

 

um abra챌o a todos

 

 

JLUÍS