sexta-feira, 27 de janeiro de 2006

Amigos o futuro de nosso briquedinho !

A volta do giroplano
Inventor americano aperfei챌oa aeronave h챠brida que pode revolucionar a avia챌찾o comercial

Foto: CARTERCOPTER INC.

O CarterCopter em imagem gerada por computador: prot처tipo voa em julho




LU GOMES

Uma versão aperfeiçoada de uma antiga máquina voadora - o giroplano, um híbrido de helicóptero e aeroplano - poderá provocar a maior revolução nas viagens aéreas desde o advento da aviação comercial nos anos 30. Batizado de CarterCopter pelo seu inventor, o texano Jay Carter Jr., a nova aeronave pretende desafiar o helicóptero em quase todas as categorias, principalmente na dos custos operacionais. O cartercóptero decolará e pousará verticalmente levando cinco pessoas a bordo para cruzar os 4,5 mil quilômetros que separam as duas costas dos Estados em menos de seis horas, voando à velocidade de 800 quilômetros por hora, numa altitude de 15 mil metros. E consumindo apenas 470 litros de gasolina.

"Vamos dar a volta ao mundo sem escalas e quebrar todos os recordes mundiais", afirmou Jay Carter Jr. a ISTOÉ, falando com a empolgação de um inventor. A Nasa ficou entusiasmada e colocou US$ 670 mil no projeto. "Se Carter conseguir fazer metade do que afirma já será uma grande conquista", justifica o engenheiro aeroespacial Wally Acree, do Centro de Pesquisa Ames, da Nasa, perto de San Francisco. Os testes de vôo com o protótipo estão marcados para começar em julho próximo.

Foto: CARTERCOPTER INC.

O giroplano pode transportar cinco pessoas a 800 Km/h



O cartercóptero combina as características do helicóptero com a velocidade e altitude de um avião de asa fixa. A chave para o sucesso do projeto está no seu rotor, que permite que as suas "asas rotativas", usadas apenas nas manobras de pouso e decolagem, continuem girando durante o vôo, impulsionadas pela força do vento, dando à aeronave uma sustentação adicional. O giroplano será construído com compostos de materiais ultraleves e impulsionado por um motor "envenenado" V-6 turbo, similar aos usados nos carros de corridas. O giroplano irá atingir sua alta velocidade em parte devido ao vôo em altitude elevada. A 15 mil metros de altura, o oxigênio é mais rarefeito e será necessário apenas um quarto da força utilizada por um helicóptero para acelerar o giroplano. Isso também significa que a cabina do cartercóptero precisa ser pressurizada. "A única desvantagem que temos diante do helicóptero é que não podemos pairar no ar", reconhece o inventor. "Mas, como na verdade apenas 20% das missões dos helicópteros exigem que ele fique pairando no ar, isso não será um grande problema."

Como todos os giroplanos, o carterc처ptero 챕 est찼vel e totalmente seguro. Quando um helic처ptero perde pot챗ncia, o piloto deve aliviar imediatamente o sistema do rotor e iniciar a auto-rota챌찾o (impulsionada pelo vento) para pousar - um procedimento dific챠limo sob as melhores circunst창ncias e praticamente imposs챠vel sob baixa velocidade. Mas o giroplano - sempre em constante estado de auto-rota챌찾o - consegue pousar mesmo se perder o motor, n찾o importando sua altitude ou velocidade. Mais ainda: os giroplanos nunca perdem sustenta챌찾o (estolam) nem entram em parafuso.

Jay Carter acredita que seu projeto ir찼 abocanhar o mercado de pequenos avi천es e at챕 mesmo o dos jatos executivos. O primeiro prot처tipo decola em julho. Entre os prov찼veis primeiros fregueses est찾o as grandes empresas, artistas e milion찼rios com condi챌천es de pagar US$ 250 mil por um modelo para cinco pessoas. Nos planos futuros do inventor est찾o modelos capazes de acomodar de 30 a 50 passageiros.

Os giroplanos, tamb챕m chamados de giroc처pteros ou autogiros, apareceram na Espanha em 1923 e causaram sensa챌찾o nos anos seguintes, mas foram relegados ao por찾o da avia챌찾o quando Igor Sikorsky surgiu com um projeto pr찼tico para o helic처ptero em 1939. Os militares americanos apostaram seu dinheiro nos planos de Sikorsky e assim os giroplanos praticamente desapareceram, embora o sonho continuasse vivo atrav챕s de gera챌천es de pilotos esportivos, que os projetavam e constru챠am no fundo do quintal.

Gerson Curitiba


sábado, 21 de janeiro de 2006

ALERTA GERAL

Estou abrindo uma nova discu챌찾o para tenter passar um pouco mais de informa챌천es adquirida neste 3 anos de esperiencia no meio da avia챌찾o
For찾o 3 anos respirando tudo que voa pois n찾o tenho restri챌천es por nenhum aparelho conhe챌o um pouco de tudo que voa mas sou aficionado mesmo 챕 por giro 챕 a maquina mais segura que conhe챌o
É justamente por isso que quero dar um ALERTA GERAL a todos os apaixonados por giro seja quem for que esta construindo reformando ou mesmo comprando e até quem já tem um voando ; e ainda não sabe voar nada ou já voa outros tipo de aparelho este alerta é para TODOS
O girocoptero por ser uma aeronave aparentemente simples engana muito as pessoas todos ach찾o facil de construir e n찾o 챕 bem assim .. mas construir tudo bem tem muitas pessoas com abilidade e criatividade que at챕 constroi !!!
Mas 챕 agora que entra o fator principal desta discu챌찾o 챕 a hora de botar o bichinho na pista que na maioria das vezes n찾o sai do ch찾o e se espatifa tudo chateando todo mundo e pior de tudo defamando esta maravilhosa maquina !!
Mas tudo isso acontece simplesmente porque as pessoas que cometen este erro n찾o passou por nenhum treinamento com uma pessoa experiente antes de por o bicho para funcionar isso 챕 muito mal s처 porque a gente construio el챗 a gente acha que domina a maquina 챕 ai que esta o maior engano 챕 mesma coisa de construir um instrumento musical e n찾o saber tocar nada ,s처 que o nosso caso 챕 bem diferente na avia챌찾o n찾o se adimite erro qualquer erro 챕 fatal , em qualquer aeronave quando se vai aprender tudo 챕 feito em dois instrutor e aluno nunca vi uma pessoa sair com um avi찾o ultraleve parapente asa delta livre ou motorisada qualquer aparelho que voa sair sozinho para aprender a pilotar isso eu s처 vejo com girocoptero e 챕 justamente por isso que s처 d찼 essa sugerada
Por isso que estou dando este ALERTA a todos n찾o 챕 o giro que 챕 perigoso tudo que voa tem um procedimento muito diferente de tudo que rasteja , aconsselho a todos para n찾o cometer mais este erro fica muito mal para a nossa comunidade gironalta
E vai um conselho aos pilotos de asa fixa helicoptero e outros mais quando for aprender giro fassa um treinamento com uma pessoa que tem experiencia em giro pois cada tipo aeronave tem seus segredos que n찾o se descobre sem a ajuda de um experiente
Tudo que relato nesta discu챌찾o for찾o vividas muitas experiencia adquirida com meus proprios erros e muito mais ainda com o erro dos outros que vejo com muita frequencia
N찾o tenho a abilidade do nosso grande amigo JUCIE de espressar as palavras mas fasso o que posso para ajudar a todos

domingo, 15 de janeiro de 2006

Oi moçada

Oi,

Sou novo por aqui.

Meu nome 챕 marcio e trabalho com desenvilvimento de jogos para
computador (http://www.psychobyte.com ) .

J찼 a algum tempo namoro os Auto giros mas ainda n찾o cheguei a comprar
um ou mesmo ver um voando de perto, mas resolvi que deste ano n찾o
passa de eu ter meu gito.

Gostaria de voc챗s feras no assunto algumas dicas, por ex, o que 챕
grlyde que a mo챌ada fala, como que funciona para ter um breve, que
empresas s찾o confiaveis e quais n찾o s찾o.

que tipo de giro vai me dar menos dor de cabe챌a.

Motores ROtax, subaro e VW, qual o melhor e quais desvantagens deles.

Qual seria um Giro com pre챌o bom para 2 pessoas ?

Vi na net uma empresa AeroKit que tem um Kit que achei bem atrativo
para 2 pessoas, alguem conhece esta empresa ? recomenda ? quais s찾o as empresas que fabricam giro no brasil que s찾o confiaveis ?

Valeu a aten챌찾o e desculpa a batelada de perguntas :)

Abra챌o,

Marcio