segunda-feira, 22 de maio de 2006

O Ivan finalmente concordou em fazer rotores para vender.

Ontem tive o prazer de ser visitado. Recebi em minha casa o La챕rcio Carvalho, que 챕 um amigo l찼 da Bolsa de Valores. Tamb챕m vieram o Lacerda e o Ivan e ficamos os quatro batendo papo aqui no fundo da minha garagem.

Tenho uma meia-dúzia de ferramentas e de vez em quando gosto de fazer algumas brincadeiras. Às vezes elas dão certo, às vezes não, mas sempre acabo aprendendo algo novo, nem que seja o conhecimento de como NÃO fazer alguma coisa.

J찼 por h찼bito, quando me lan챌o num projeto, eu come챌o sempre pelo ponto mais complicado, ou como se diz "o ponto de maior risco". A id챕ia 챕 que atacando os problemas mais desafiadores primeiro voc챗 n찾o tem ainda uma s챕rie de outras considera챌천es que teria que levar em conta caso deixasse pra fazer aquela parte por 첬ltimo.

No meu modo de ver a parte mais desafiadora em um giro s찾o as p찼s do rotor. Confesso que j찼 tentei algumas vezes confeccionar p찼s de rotores, sem sucesso. Mostrei aos meus amigos o que restou de uma destas tentativas.

O Lacerda e o Ivan j찼 fizeram v찼rios rotores, que funcionaram muito bem. Eu podia perceber a estranheza com que olhavam para aquela pe챌a minha, que n찾o deu certo e se perguntavam "pra qu챗 esse cara se lan챌a a fazer sozinho se n처s poder챠amos fazer um rotor para ele?"

Ent찾o expliquei o meu racioc챠nio.

Eu admiro muito quando uma pessoa se prop천e a construir sua pr처pria aeronave e consegue ir at챕 o fim. S처 isso j찼 챕 uma fa챌anha e tanto, mas para mim isso n찾o bastaria. Quero ver os demais voando, n찾o apenas eu.

Vamos por partes:

Eu acho o giro um aparelho excelente, porque alia a seguran챌a, praticidade e baixo custo. S처 que no come챌o do treinamento o custo 챕 maior, em fun챌찾o da perda de rotores.

Qualquer pessoa que esteja envolvida neste meio sabe que na m챕dia um piloto consome 3 rotores at챕 aprender a voar normalmente. Logo no in챠cio do treinamento 챕 comum deixar o rotor resvalar no ch찾o. Se bater mais forte, l찼 se v찾o 3 mil reais. Existe uma faixa de RPM onde o rotor fica sujeito a flambar. Um piloto mais experiente j찼 aprendeu a ter cuidado neste momento. O novato, mais cedo ou mais tarde deixa flambar. Mais 3 mil. Um pouso meio sem jeito, como 챕 comum nos primeiros v척os, ou mesmo uma curva fechada taxiando um pouco mais r찼pido e l찼 se v찾o mais 3 mil.

Quem 챕 do ramo sabe que n찾o estou inventando nada, 챕 assim mesmo.

Visando baixar o custo, a princ챠pio poder챠amos considerar a possibilidade de cada um construir seus rotores, em vez de comprar; mas a챠 a porca torce o rabo, porque "챕 mais f찼cil falar do que fazer".

D찼 um trabalho danado construir um rotor. S처 para voc챗s terem uma id챕ia, s찾o 400 rebites, o que significa fazer centenas de furos perfeitamente alinhados, que n찾o se faz de uma vez s처, depois desbastar cada um deles para tirar as rebarbas e n찾o haver concentra챌찾o de tens천es. Colar, mantendo o alinhamento, depois rebitar cada furo, etc. Para levar a cabo a tarefa existem muitos macetes e o Lacerda me mostrou algumas ferramentas especiais que ele fez s처 para esta finalidade. Mesmo assim, 챕 um processo que leva v찼rios dias.

Sem falar que os bordos de ataque s처 se compram em lotes de mais de meia tonelada. Pode-se dizer o mesmo das tiras de alum챠nio, que por serem uma liga especial s처 se encontra em bobinas. A primeira consequ챗ncia 챕 que fica dif챠cil para o aficcionado comprar um lote destes sozinho. A segunda consequ챗ncia 챕 que a pessoa que compra o lote fica com dinheiro empatado durante muito tempo. Ou seja, 챕 mau neg처cio. Por isso mesmo o Ivan, que 챕 um negociente experiente (ele tem uma loja de materiais de constru챌찾o), vinha se esquivando sempre que eu sugeria para ele fazer rotores para vender. Ele sabe que n찾o 챕 lucrativo.

Só que sem ter alguém IDÔNEO que faça rotores de qualidade a um custo mais acessível, e que entregue direitinho, não é possível a comunidade de giroaviação crescer. Por isso eu vinha tentando encontrar uma receita "caseira" para fazer rotores, um método que eu pudesse repassar para meus amigos que enviam e-mails de diversas partes do país, ávidos por construir. Mesmo assim, eu achava uma proposta temerária, pois é um ponto de risco grande. Obviamente é preferível deixar a tarefa tão arriscada para quem já tem prática, para quem sabe perfeitamente o que está fazendo.

Ouvindo tudo isso, o Ivan entendeu minha preocupa챌찾o e finalmente concordou em fazer rotores para vender. Esta 챕 a boa not챠cia que eu queria dar para voc챗s.

Para quem ainda não entendeu, deixa eu dizer que esta simples decisão do nosso amigo abre um leque de possibilidades que não havia antes. Tendo um fornecedor confiável para a parte mais crítica do giro, construir um giro ficou mais fácil, porque tirando o rotor o resto não é difícil de fazer. É assim que se faz nos Estados Unidos e na Europa, os girutas compram o rotor pronto e fazem o resto em suas garagens. É bem por isso que nos planos do Gyrobee e do Hornet você não vê detalhamento de como fazer o rotor, porque os projetistas partem do princípio que você vai adquirir estas partes prontas. Não tem porque fazer de outro modo.

Sem mais delongas, anote a챠 o telefone do nosso amigo Ivan: (0xx11) 9376-9484. Espero que voc챗s fiquem t찾o satisfeitos quanto eu fiquei com a decis찾o dele.

Um grande abra챌o a todos.

O JuciÊ

Esta mensagem foi enviada para

http://br.groups.yahoo.com/group/clubedogiro
http://groups.msn.com/ABgiro/discusses.msnw

Agora tamb챕m estamos no Orkut! http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=13594841

segunda-feira, 15 de maio de 2006

Oferta de motor Subaru

(Encaminho para os amigos do f처rum da ABG uma mensagem que o Lucal Augusto enviou para o clubedogiro.
Não estou recomendando o negócio, apenas repasso a informação a quem possa interessar. []s O JuciÊ )

Bom dia pessoal, sou participante deste grupo j찼 a algum tempo e tenho
construido um pequeno Ultraleve com motoriza챌찾o SUBARU que 챕 1.8 de
115 hps com inje챌찾o e igni챌찾o original,ou seja o motor 챕 todo
original,est찼 no avi찾o funcionando, mas infelizmente com esse motor ele
ultrapassou a categoria Ultraleve e teve seu stall a mais de 95km/h
resultado, n찾o poderei ultiliza-lo, como 챕 um forte motor original,
pode ser que sirva perfeitamente em um Giro, gastei R$ 9.000,00 com o
motor mas aceito uma oferta plaus챠vel.Para quem interessar mando fotos
e pode visita-lo,meu tel 챕 021 9986 4776, e meu e-mail mais f찼cil 챕
lucas@fagnet.com.br, obrigado, Lucas Augusto

Mogi Mirim, 14 de maio de 2006.

Quatro e meia da madrugada. Ainda sonolento penso na loucura de levantar t찾o cedo por causa de giro, mas sempre valeu a pena e desta vez n찾o ser찼 diferente.

Pouco depois das 5 sa챠mos de S찾o Bernardo do Campo eu, o Lacerda e o Ivan. O papo animado n찾o deixa a gente perceber o tempo da longa viagem. Chegamos bem cedo ao aeroclube de Mogi-Mirim; sent챠amos ainda a brisa das primeiras horas da manh찾, condi챌천es ideais para quem est찼 aprendendo a voar.

Após uma inspeção cuidadosa do seu equipamento o Ivan sobe para a pista e começa seus exercícios em solo. Ainda em frente ao hangar o Lacerda apara 2 dos parafusos de fixação do assento, pois podiam esbarrar nas barras de alumínio que sobem para controlar a cabeça do rotor. Antes eu só havia visto o giro do Lacerda dentro da sua garagem, mas agora, vendo de longe, eu achei que ele ficou simples e bonito. É um pouco mais curto que um moninho comum. Também me parece que o assento fica ligeiramente mais alto. Estou louco para vê-lo voando. Tudo a seu tempo.

Subi para a pista, para acompanhar de perto os exerc챠cios do Ivan. Eu j찼 havia sido informado que o Ivan tinha feito seu v척o solo recentemente, mas ainda assim fiquei surpreso ao v챗-lo voando por cima da pista. Subi at챕 l찼 e enquanto meu amigo ia e vinha eu lembrava das primeiras vezes em que n처s brincamos naquela mesma pista, num giroglyder. Eu ficava incomodado com a aparente falta de progresso do Ivan, pois enquanto eu e o Lacerda j찼 sub챠amos bastante no glyder, nosso amigo se recusava a tirar as rodas do ch찾o. Demorou para ele se aventurar a subir.

Enquanto estes pensamentos fluiam na minha mente reparei que o Ivan desta vez n찾o estava descendo para pousar no fim da pista. Pelo contr찼rio, continuou subindo mais e mais e fez uma volta bem larga por sobre a paisagem privilegiada da regi찾o do Rio Gua챌u. Naquele momento ficou 처bvio que eu estava enganado quando pensava que o Ivan demorava demais para progredir no giroglyder: na verdade ele estava certo, dando tempo para que seu subconsciente assimilasse o necess찼rio, dentro do seu ritmo natural. Agora l찼 estava ele, acima da linha do horizonte, recebendo o pr챗mio merecido pela sua paci챗ncia e dedica챌찾o.

De volta ao hangar tomamos um caf챕 do N챕co, que agora zela pelo Aeroclube. D찼 pra notar que as coisas est찾o melhorando por l찼, ali찼s. O lugar est찼 mais limpo, mais organizado, agora voc챗 encontra alguns comes-e-bebes na lanchonete, coisa que antes n찾o havia. Uma grande 찼rea est찼 sendo preparada para os aeromodelistas da regi찾o e havia alguns deles l찼 ontem pela manh찾, que muito educados esperaram o Ivan decolar para continuarem suas evolu챌천es acrob찼ticas.

D찼 gosto ver os trabalhos de terraplanagem, diferente daquele aeroclube largado de antes. O hangar est찼 cheio, v찼rios giros e v찼rios asa-fixa. A oficina ganhou uma furadeira de bancada novinha, de modo que nossos amigos possam fazer pequenos reparos al챠 mesmo. Vi fam챠lias inteiras chegando ao aeroclube para visitar.

Isso que est찼 acontecendo l찼 챕 fruto da paix찾o contagiante de um homem muito simples e humilde: Eduardo Carinta. Pode-se notar que as pessoas o ap처iam, ele 챕 o piv척 da mudan챌a, um 처timo exemplo de homem de vis찾o.

Se eu for escrever todas as coisas que o Eduardo me contou a respeito do novo biplace lado-a-lado, ou do mono em alum챠nio, ou dos planos para o aeroclube, eu teria que ficar escrevendo umas 3 horas.

Revi o L첬cio, sempre muito simp찼tico, pena que n찾o deu pra ver o giro bonito dele, pois n찾o estava l찼. Conheci brevemente o Silas mas n찾o deu tempo da gente conversar, porque ele costuma chegar ao aeroclube no final da tarde e j찼 estava perto da hora de pegar a estrada de volta para S찾o Paulo.

Ali찼s, deixa eu dizer uma coisa: se voc챗 gosta realmente de avia챌찾o, n찾o deixe de conhecer as pessoas. N찾o pense que apenas no computador ou atr찼s de livros voc챗 vai descobrir o que precisa. Claro que teoria 챕 importante, mas 챕 grande a quantidade de informa챌천es que os aficcionados s처 passam pessoalmente, que n찾o h찼 escrito em lugar algum. S찾o informa챌천es que se d찾o como uma esp챕cie de presente pelo contato humano, coisa de amigo para amigo.

Por isso eu sugiro que quando tiver uma oportunidade de encontrar com pessoas que compartilham da paix찾o pelo v척o, n찾o deixe de faz챗-lo. Por exemplo, vai haver um encontro sobre motoriza챌찾o no Campo de Marte nos pr처ximos dias, uma oportunidade para conhecer as pessoas.

Quando estiver passando pela regi찾o de Mogi d찼 um pulinho no aeroclube, que eu tenho certeza que ser찼 recebido de bra챌os abertos, de onde quer que voc챗 venha. O mesmo eu poderia dizer de muitos outros amigos e lugares, pois faz parte da nossa cultura.

Um grande abra챌o para todos.

O JuciÊ




Esta mensagem foi enviada para

http://br.groups.yahoo.com/group/clubedogiro
http://groups.msn.com/ABgiro/discusses.msnw