sábado, 17 de junho de 2006

Para ver e admirar....

Antes de mais nada....
 
Continuo voando por aqui... (Gua챠ra/PR)
 
Tenho melhorado os pousos.  Agora  já até escolho onde tocar o solo..(claro, com alguns metros de diferença !)  Dia desses o vento estava forte, decolei curto e com aquela ventania toda de frente,  pousei por três vezes no próprio pátio de  taxiamento e abastecimento de aviões, num espaço pouco menor que um campo de futebol suiço...  Foi a primeira  vez que deixei a pista convencional me esperando, sem precisar dela.... Esse treinamento é para  eventuais necessidades futuras....
Também tenho procurado pousar sem motor (ele na lenta, portanto sem empuxo !). Treinamento também para  num caso de exigência futura.  Devem recordar  que fiz um pouso de emergência ano passado.  Uma  rodinha torta e nada mais aconteceu....
Penso que logo   buscarei a utilizar álcool no meu giro. Não tanto pelo preço da
Avgas. Mais   pela disponibilidade desse combustível.  Hoje utilizo um carburador  Solex 40.  Tenho procurado no mercado um igual, mas niquelado, próprio para álcool, sem  sucesso.  Se alguém souber de algo, me avise.  Avaliarei preço. Dizem  que tem empresa especializada em dar  "banho químico" nesse acessório. Se alguém também souber disso,  mandem um alô.....
Talvez eu   só faça testes no início. Me recomendaram  trocar o gicleux que dê  uma vazão  40 % maior, trocar as velas, colocando as frias e  experimentar.   Se o motor se comportar  bem, oferecendo a mesma rotação que tenho hoje, é só trocar o carburador e sair voando por aí..... (ops... "aí" é aqui....). Também  me  disseram que caso eu não encontre um carburador próprio, posso usar o mesmo que hoje utilizo. Bastaria  dar uma geral nele a casa dois ou três meses, lavando com produtos adequados e  removendo eventuais reações  corrosivas....
Se algu챕m tiver alguma id챕ia melhor, gostaria de ter acesso a ela...
 
Já há neste fórum ( http://groups.msn.com/ABgiro/general.msnw?action=get_message&mview=0&ID_Message=3968&LastModified=4675549242652282911) de 25/9/2005  DISCUSSÃO SOBRE O ASSUNTO, EM TEMA PROVOCADO POR MIM...
 
No início deste mês passou aqui por  Guaíra o Elton "Sentapua" Becker, de Rondonópolis/MT. É piloto executivo e também da aviação agrícola. é dele que comprei meu giro. O Elton  me disse que  das  aeronaves que já voou, o girocóptero é o mais prazeroso. é muito bom ouvir isso de alguém que também pilota outras aeronaves. Ainda neste ano ele pretente iniciar a construção de seu novo  giro,  onde buscará utilizar um motor  Rotax 582.  De Rotax ele  entende. Já até fez  curso no  Rio de Janeiro  sobre esses  motores. Lá em Rondonópolis também mora o Neurival (Neury). Piloto de   giro há mais de 20 anos.  Está terminando de motar uma máquina  de duplo comando. Acho que ficará pronto  até o mês que vem.  No mais, é isso....
 
Para   sonharmos um pouco, ver e admirar... vejam  as fotos abaixo em link  inserido na http://www.autogiro.be/html/index.php?newlang=english , mas  com imagens  diretamente acessadas  através do endereço http://www.goodrich-joseph.com/mikeg/files/StCiers06/ .
 
Abraços, 
 
Milton
 
 

sexta-feira, 16 de junho de 2006

Vibrações

Li na site da ABUL, em debates, na sala 1, uma mensagem sobre a vibra챌찾o da helice, postada por Tocchini de Itupeva - SP, a qual transcrevo abaixo:
"HELICES E VIBRACÃO-A vibraçao provocada por uma hélice é como cupim na madeira: aos poucos vai detonando instrumentos, provocando trincas na estrutura, quebrando e soltando parafusos e em casos extremos o rompimento do eixo do motor. Uma hélice para nao vibrar deve ter TRES ACERTOS. Vou fazer uma comparaçao entre uma hélice de madeira bipá e uma Warp Drive tripá. O primeiro acerto se refere ao pêso das pás; a fabrica da Warp Drive fornece as três pás com pesos muito próximos; as pás são numeradas para os casos de substituição futura; nas hélices de madeira, isto nao é possivel, apesar do cuidado na escolha da madeira. O segundo acerto se refere ao passo de cada pá; na Warp durante a montagem os passos são acertados e conferidos por um instrumento que acompanha a hélice; nas de madeira, se forem feitas à mão pode haver diferenças. O terceiro acerto é muito critico: se refere à distribuição das massas dentro de cada pá: ou seja as pás devem ter o CG na mesma posição. Um bom balanceamento dinâmico resolve em parte as diferenças. Então dá para perceber que as Warp são melhores e muito mais caras infelizmente. A ultima vez que tentei comprar, a fabrica da Warp pedia 6 meses para entregar. Abraço à todos."
Pergunto então, se isso pode acontecer também com nossos rotores uma vez que estes vibram bastante a basear-me pelo manche que treme bastante (muito embora creio que sejam vibrações de baixa intencidade). Existe algum tipo de TBO para isso?
Abra챌o a todos - Bruno

Pré Rotor na Decolagem

Ola Amigos da ABGiro
 
Sou novo neste espa챌o, mas ja acompanho estas discuss천es desde janeiro/06, quando tive a oportunidade de voar um giro junto com o Devonsir aqui pertinho, em Fartura, n찾o precisa dizer que fiquei apaixonado, mesmo j찼 tendo voado ultraleve.
Depois de muito ler sobre estas discuss천es gironautas dos amigos da ABGiro, gostaria de fazer duas perguntas.
1- Nas decolagens que agente vê por ai, os pilotos dão pouco pré rotor e correm uma baita distância para depois descolarem do chão(sem chance com dois numa pista de 250m), no entanto agente vê o giro Baterflay decolar quase no lugar; por que então nos giros brasileiros não se dá pelo menos um 200 ou até 300 RPM no rotor para depois então correr uns 100 ou 150 metros e então decolar, qual é o impecílio.
2- Os giros que se vê por ai tem duas pás com mais ou menos 8 metros de diametro, porque não se pode construir um rotor com quatro pás e com 4 metros de diametro, não daria o mesma suatentação?
Espero que minhas perguntas não sejam tão loucas, mas são ideias de um apaixonado por asas rotativas  a mais de vinte anos, e então gostaria que algum dos amigos brilhantes que vemos na ABgiro (Discussôes), com o Abelha o Carinta o Turbina ou outro entendindo no assunto possa me esclarecer.
Um forte abra챌o a todos e espero que este assunto a esclarecer a muitos
Obrigadoooooooooo!!!!!
ThyrsoHBFilho - Manduri - SP.

quinta-feira, 15 de junho de 2006

Uma sujestão futurista...

Ol찼 turma! Esbarrei com umas fotos na net deste avi찾o e acho com um rotor em cima ficaria "xou" Ser찼 que sem as asas e um "trato" no "rabo" 챕 quase um Giro? At챕 Bruno
Attachment: fan1b.jpg