sábado, 28 de outubro de 2006

Gyrobee no Brasil?

Alguem tem informa챌찾o se existem modelos do gyrobee no brasil e se eles podem ser homologados no Brasil?
Site do gyrobee:
Um abra챌o a todos
Cyberjoeone

sábado, 21 de outubro de 2006

MOTORIZAÇÃO ROTAX

Depois do lançamento de uma dúvida sobre  sobre o Rotax 532 ou o 582  conseguiam fazer um AC4 mono voar e   várias respostas obtidas a partir de alguns amigos, comprei o  Rotax 532, uma hélice tripá, de madeira com passo ajustável,  retirei o VW que havia no meu giro e  depois da confeção de um novo berço, instalei o 532. Para   minimizar  possibilidade de erros  consultei, entre outras pessoas o Sr.  Montalva, sobre  em que posição deveria ficar o novo motor.  Com o Rotax mais para trás e com e hélice tripá  e com o respectivo cubo de alumínio pesando cerca de 5,2 quilos,  o CG praticamente não se alterou. Tudo instalado depois de cerca de 3 meses de trabalho, hoje foi o primeiro teste. Primeiro passei numa balança para pesar meu giro. Com o tanque com cerca de 25 litros de combustível e mais as pás do rotor e com o novo motor, pesou 190 quilos.
Fui pro  aeroporto acompanhado de dois amigos. Instalado o rotor fui pra pista.  A hélice  eu havia deixado com ângulo de ataque  bem forte.  Corri na pista e    a bequilha  dianteira  subiu aos 200 RPM do rotor. Era um bom sinal.  O CG havia sido mantido.  O giro não decolou e ficou assim, com a bequilha  no alto ao longo  dos 1300 metros de pista.  Não sabia a que RPM estava o motor, ainda estou sem o tacômetro que seria adquirido semana que vem.  Desconfiei que  a hélice tripá estava muito "atacada". Desparafusei  o cubo e diminuí o  ângulo, para um segundo teste. Fui novamente para a pista. Já senti a diferença quando acelerei o motor.  O barulho indicava que o RPM havia subindo  muito mais. Comecei a correr, embalando o rotor e  no momento adequado  "despejei" potência.  O giro  subiu   bonito. Depois de uns 20 metros de  rampa acima, tirei o motor e posei antes do final da pista.  Fiz nova corrida e    com nova potência total subiu bonito.  Pousei e  dei por encerrado o teste inicial.  Os resultados foram otimistas, além da expectativa, afinal,   não sabia se ia dar certo ou não. Além disso tem a questão da tendência em vôo e ainda  um pequeno estabilizador   horizontal que instalei, mais por questão de estética do que na espera de um resultado prático.    Agora   estarei ultimando alguns detalhes como  o estapamento que insiste em   tocar num dos tubos de aço 1020 do novo berço,  o  pequeno reservatório de óleo de lubrificação interna que insiste em  espirar o líquido quando  o motor está em baixa rotação, vibrando muito; vibração que  praticamente desaparecem em rotações mais elevadas. Também estarei o tempo todo monitorando o  comportamento do novo berço e ainda  da hélice. A caixa de redução que possui  é a do tipo "B", inadequada para hélices tripá. A hélice que comprei, porém é de 60 polegadas, chegando a uma medida  mais exata de 61,  em razão do cubo do alumínio.  Também  tenho observado   o espaço que ficou entre a hélice o o rotor. Em vôo não há problema nenhum mas, em terra a distância não passa de 30 centímetros, com   o manche todo cabrado.  Tudo, portanto ainda em testes.  Aceito sugestões e  críticas, dispensando  "viagens na maionese" de alguns,  com todo respeito. É que  "na prática a teoria costuma ser outra", parafraseando um jornalista ilustre.  Sei que ainda poderei ter problemas, por isso os testes. Se algo não der certo no futuro, reportarei aqui, sem constrangimentos,  afinal estou tentando  melhorar e apresentar uma sugestão para todos. Quem quiser  ver   algumas fotos que tirei, acessem  http://www.geocities.com/miltonfantucci/giro 
 

Alguma dúvida, que me  perguntem.  Adianto que não sou fabricante de giro e portanto não  fabricaria um,  entendo pouco deles  mas os admiro e por isso tenho um.
 
Abra챌os,
 
Milton

terça-feira, 10 de outubro de 2006

instrução

Oi pessoal tudo bem?
Estou querendo começar a voar de girocoptero mas como todos sabem é bem dificil achar instrutores. alguem sabe me indicar algum intrutor que possa vir para o RS dar treinamento, consigo umas 3 ou 4 pessoas para formar um grupo.
Obrigado
Felipe

terça-feira, 3 de outubro de 2006