segunda-feira, 16 de abril de 2007

OLEO 2T EM GASOLINA

Qual o titulo da discuss찾o que tratava deste
assunto?
Otavio

Resultado do teste do Subaru

Ol찼 Pessoal;
Ontem(15/04) foi feito o primeiro v척o do Giro Tuf찾o com inje챌찾o fueltech e turbo.
Os resultados foram 처timos,conseguimos um empuxo est찼tico de 290 kg com apenas 0.3Bar de press찾o de turbo.
Para se ter uma id챕ia,este era o empuxo que dava o trov찾o azul,mas este pesava 80 kg a mais que o tuf찾o,ou seja,temos um desempenho muito superior com mais confiabilidade.
Agora s처 falta dar alguns ajustes a acertos para come챌armos a voar de verdade.
Que venha o c챕u....
TURBINA..
Segue fotos do giro e da turma que estava presente.( Eu,Valmir,Nelsinho,Tonhão,Devonsir,Toninho,Zé preto,Alex,Robson,Carlão e Zé serralheiro)

terça-feira, 10 de abril de 2007

Rotor head/blades/cardan

Prezados amigos, algu챕m poderia me informar quem est찼 fabricando este conjunto de rotor (head/blade/cardan) do giro do Sr. Z챕 Preto?
 
Caso algum dos amigos saiba, peço enviar-me telefone, site ou e-mail.

sábado, 7 de abril de 2007

Livros de Girocóptero e plano de manutenção?

Ol찼, gostaria de saber se algum membro do grupo possui refer챗ncias bibliogr찼ficas (em portugu챗s) sobre Giroc처pteros? E ainda, se voc챗s possuem tamb챕m algum tipo de plano de manuten챌찾o para esta aeronave?
 
Sou acadêmico de engenharia e estou desenvolvendo um trabalho para um Girocóptero modelo A-18.
 
Grato e aguardo retorno!
 
Licheski

sexta-feira, 6 de abril de 2007

Lá vou eu de novo...

Dado que trouxeram este assunto à tona novamente...
 
    Há muito tempo atrás, quando comecei à fazer parte desta comunidade, coloquei uma msg em uma das discussões (não me lembro qual) propondo que fosse criado um fundo para o desenvolvimento de um motor ou talvez até de uma aeronave, já que este é realmente o entrave do nosso esporte no Brasil.
 
   Não obtive nenhum retorno sequer. Simplesmente parecia que só eu visualizava a msg no meu monitor. Nem mesmo os conhecidos como "resolvidos financeiramente" da comunidade fizeram algum comentário. É uma pena.
 
   A minha proposta na época era que os "associados na ABG" se dispusessem à contribuir com uma quantia pequena e que ela fosse depositada em uma conta em nome da própria associação criando assim uma condição de se desenvolverem estudos em cima de motores automotivos novos no mercado e até de um chassi em materiais novos.
 
   Cada contribuinte ficaria com uma cota para poder haver o desenho da aeronave, já concluída e testada (se achassem isso necessário) ou então se colocaria à disposição de todos bem ao estilo Santos D'umont, não interessa. O que interessa é realmente todos seriam beneficiados com uma aeronave melhor, com um motor confiável e ao alcance de todos por ser automotivo e finalmente, eu poderia levar minha esposa para voar comigo. Já tô meio chateado de voar sozinho.
 
    Agora, já que todos estão empenhados na construção de um site, idéia esta tbm muito louvável, volto a bater literalmente nas "mesmas teclas" e pedir que a ABG pense nesta possibilidade. Digo a ABG por que realmente todos precisam de uma entidade por trás disto para haver credibilidade por parte dos contribuintes. O Heron já tentou fazer sozinho e não conseguiu e nem conseguiria pois o Brasil é um país onde os bons pagam pelos maus e por fim, "cachorro mordido por cobra tem medo até de linguiça".
 
   Todos poderiam colaborar. A matemática é uma, quantos mais colaboradores melhor e mais rápido seriam os resultados. Mas teria que ser uma coisa organizada, fixa com boleto bancário e um demostrativo enviado aos colaboradores. Idéias poderiam ser dadas tbm pelos interessados, como por exemplo, qual motor à ser usado e desenhos de novas estruturas. Temos muita gente boa em nosso meio. O negócio é parar com divagações e começar a executar (soei como o Heron agora).
 
   Só pra exemplificar, se conseguissemos 100 colaboradores à R$20,00 por mês, no final de um ano seriam R$24.000,00. A não muito longo prazo dá pra fazer muita coisa.
 
   Deixo então a idéia...peço ao presidente Marcos que analise  a viabilidade e peço à todos que se manifestem à respeito. Por favor, não deixem que aconteça como da outra vez.
 
 
   Abraços à todos
 
   Renato    

domingo, 1 de abril de 2007

Técnica - como achar e calcular o CG do GIRO

 
Parte T챕cnica I ......
 
Leiam a matéria contida neste site  .....   como  achar e calcular o CG do GIRO , analisem e tirem suas conclusões