LINKS



LINKS DE INTERESSE À COMUNIDADE

ABG- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE GIROAVIAÇÃO ( não confundir com ABGiro)
endereço na Internet  da administração  da ABG =>
Se você quer obter informações sobre a ABG entre em contato com o  Presidente da associação: 
Luiz Alberto Rodrigues Felicio :   rapidopiloto@uol.com.br 
ou com o Vice-Presidente: 
João Bosco Cortez :boscocortez@gmail.com         
Taubaté-SP

MÉDICOS CREDENCIADOS
Relação dos Médicos Credenciados nos Estados


 AVIATION
 endereço na internet :   WWW.voeaviation.com.br

O portal AVIATION - Importação e Montagem  do participante da ABGiro Sebastião Cabral de Goiania  com modelos compactos e interessantes de giros e helicópteros . 
 

AUTO GIRO AIR&SPACE
O Autogiro Air & Space 18A com motor Lycoming 180hp ,um dos poucos homologado no EEUU, está de novo sendo disponibilizado pela Heliplane Aircraft Corporation, Int'l (HACI) localizada em Fort Myers, Florida. . Veja o video demostrativo de vôo desse giro que tem capacidade STOL.
(short Take-off and Landing) => Delolagem e pouso curtos .

O GIROCÓPTERO
Um video bem humorado de um piloto descrevendo as virtudes do girocóptero .

HISTORY OF AUTOGYROS
Video no Youtube contando uma breve história do Auto Giro em Inglês.


HUMMINGBIRD GYROCOPTER
Visite esse site e assista o vídeo do giro monoplace hummingbird .
O site tem também muitas informações interessantes sobre girocópteros e giroaviação.
Para mais informações : eduardo@hummingbirdgyrocopter.com

http://www.orkut.com.br/Main#AlbumList?uid=6641808667893913030


TOPTYRES – PNEUS E CÂMARAS PARA ULTRALEVES
endereço na Internet http://www.toptyre.ind.br
A Toptyre de Pelotas RS , fabrica pneus e câmaras para todo tipo de veículo inclusive para aeronaves experimentais.


AEROMERCADO – O MERCADO DE AVIAÇÃO EM TEMPO REAL
endereço na Internet http://www.aeromercado.com.br
No ícone "aeronaves a venda => Ultraleves e Experimentais " tem muitas aeronaves experimentais disponíveis a venda . Embora a maioria delas seja de asa fixa é possível encontrar também giros a venda se você "garimpar" os anúncios .

CENTRO DE PREVISÃO DO TEMPO E ESTUDOS CLIMÁTICOS -CPTEC
endereço na Internet http://www.cptec.inpe.br
Esse site fornece informações sobre meteorologia/condições do tempo em todo território nacional.


GUIA DE AERÓDROMOS
Esse Portal fornece valiosas informações ao Piloto tais como coordenadas de aeródromos , rumo , distâncias e tempo de vôo entre aeródromos. Você que é piloto poderá fazer um planejamento correto de seu vôo utilizando as informações disponíveis nesse Portal.


V/STOLs, Convertiplanes and Gyrodynes
Esse portal leva você a muitos anos de história da asa rotativa .Vale a pena conferir como a giroaviação ( bem como outros dispositivos voadores !) tem evoluido desde os primórdios até os dias de hoje .O trabalho foi compilado por Emanuel C. Melo F. ( Salvador, Ba)


PORTAL GIROCOPTERO.COM
endereço na Internet http://www.girocoptero.com.br
Site criado pelo nossos colegas Silas/David (Leme-SP) atualmente de propriedade e administrado pelo Geo (SP) e dedicado aos aficionados da asa rotativa, trazendo mais informações para todos nessa modalidade de aerodesporto. O site está muito bem elaborado apresentando um forum e vários tópicos interessantes.


MANUAL ROTORCRAFT FLYING HANDBOOK
Nesse link você pode acessar o Manual Rotorcraft Flying Handbook um manual da
FAA - Federal Aviation Administration . Tem informações completas sobre helicóptero e Girocóptero.O capítulo 15 é o referente ao girocóptero .

SISTEMA DE INJEÇÃO E IGNIÇÃO DIGITAL -SDS
endereço na Internet http://www.sdsefi.com
Site do fabricante Canadense do sistema de injeção e ignição digitais SDS - Simple Digital System para motores em geral .


SISTEMA DE INJEÇÃO  DIGITAL –FUELTECH
endereço na Internet http://www.fueltech.com.br
Site do fabricante Brasileiro (RS) de injeção / ignição digital para motores em geral.


THE EUROPEAN AUTOGYRO SITE
endereço na Internet http://www.autogiro.be
Portais da Comunidade Européia de giroaficionados e pilotos. Tem várias informações e videos interessantes de giros em geral.


GEOBUSCA- BUSCA COORDENADAS PARA GPS
endereço na Internet http://www.geobusca.net
Este site permite você buscar coordenadas para seu GPS em qualquer parte do Brasil bastando digitar o nome da cidade. Caso ela tenha aeródromo vem o código DAC e digitando sobre o respectivo ícone você obtém a coordenada do aeródromo.

ALTAIR COELHO- Sonha,constrói e voa seus projetos ...
endereço na Internet http://www.altaircoelho.com.br
Esse é o site do pai do AC-4 , Eng Altair Coelho o primeiro a desenvolver um projeto bem sucedido de um girocóptero brasileiro cujo protótipo voou nos anos 60 e ainda é amplamente construido nos dias de hoje .
Nele você pode tomar conhecimento dos inúmeros projetos realizados por esse apaixonado pela aviação cujo nome está incluido entre as 100 maiores personalidades mundiais da aviação experimental.


THE BOOK OF THE AUTOGYRO
endereço na Internet http://huizen.dds.nl/~w-p/bookaut/
Nesse portal ( em inglês) você encontrará muitas informações técnicas interessantes e teoria sobre aerodinâmica de asa rotativa. Muito bom para os apreciadores de física e matemática aplicadas.


AUTOGIROS ARGENTINOS
Portal do colega Eduardo DiPema da Argentina. Contém várias informações técnicas interessantes principalmente para os aficionados em Gyrobee . Se você quer saber como calcula um estabilizador horizontal para um girocóptero lá é o lugar certo.

GYROBEE
endereço na Internet http://www.thegyrobee.com
Nesse site tem informações sobre o giro Gyrobee , um modelo de giro cujo projeto foi disponibilizado para o público em geral .



PORTAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ULTRALEVES - ABUL
endereço na Internet http://www.abul.com.br
Esse é o site da Associação Brasileira de Ultraleves que dispõe de muitas informações interessantes e atualizadas para os visitantes sobre vários assuntos pertinentes a comunidade Ultraleve em geral alguns de interesse também da giroaviação.

POPULAR ROTORCRAFT ASSOCIATION - PRA
endereço na Internet http://www.pra.org
Portal da "Popular Rotorcraft Association" tradicional Associação que congrega os Pilotos e Aficionados em asa rotativa nos Estados Unidos.


JUKKA TERVAMAKI HOME PAGE   

endereço na Internet http://www.icon.fi/~jtki/
Esse "site" é do Jukka Tervamäki , um conceituado projetista e construtor de girocóptero finlandes(além de músico ) , autor de vários projetos de sucesso(o Magnigiro, um giro italiano, por exemplo , é originário de um projeto do Jukka).Aqui você encontra muitas informações interessantes sobre girocóptero e pode até fazer o "download" de uma planilha de cálculo de desempenho para avaliar o seu girocóptero.Bom proveito...

AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL
endereço na Internet http://www.anac.gov.br
Esse portal da ANAC (Ex- DAC) é um dos mais importantes para o aerodesportista porque nele você vai encontrar todas as informações sobre aviação em geral e particularmente sobre aerodesporto.Aqui você pode fazer o "download" dos Regulamentos Brasileiros de Homologação Aeronáutica ; um dos mais importantes para nós , giroaficionados, é o RBHA 103 que regulamenta a operação de Veículos Ultraleves categoria em que está classificado o Girocóptero.Os RBHA's podem ser acessados nos ícones "Biblioteca Digital " e "Legislação". Você poderá também fazer "download" de requisições padronizadas que são documentos necessários para solicitação de serviços tais como , registro de sua aeronave (certificado de matrícula) , obtenção de certificado de autorização de vôo para aeronaves experimentais , tabelas com os emolumentos (custos dos serviços) , etc. Se você ainda não conhece dê um "giro" até lá que é importante você navegar nesse "site".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.